APRISMA - cnpj: 02.695.873/0001-91

APRISMA surgiu da percepção de que o Poder Público local não conseguia atuar satisfatóriamente nas áreas de Educação Ambiental e Cultural do Município com referência à Projetos de Conservação e Preservação do Meio Ambiente de Cachoeiras de Macacu. Essas ações básicas são fundamentais para resolução dos problemas e contradições existentes em nossa cidade. Desta forma resolvemos fundar em 1996 uma Organização que auxiliasse na sensibilidade da sociedade Macacuana na utilização destes recursos de forma sustentável, buscando valorização de nossa cultura e justiça social.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

O que é APRISMA?

A PRISMA surgiu da percepção de um grupo de amigos preocupados com a preservação dos recursos ambientais, culturais e sociais de Cachoeiras de Macacu, cientes que o Poder Público local não conseguia atuar satisfatoriamente nas áreas de Educação Ambiental, Cultural local e projetos de conservação e preservação ambiental com desdobramentos e sustentabilidade econômica. Ações estas, que na visão dos idealizadores da ONG, são fundamentais para dar resposta aos problemas e contradições criados pela forma de desenvolvimento adotado em nossa cidade, introduzindo formas tradicionais de crescimento econômico e urbano que pouco ou nada têm se preocupado com a conservação ambiental.
Certos da grandeza dos recursos naturais e de sua importância para o desenvolvimento humano regional, foi criada uma Organização que auxiliasse na sensibilização da sociedade para a utilização destes recursos de forma sustentável, buscando valorização de nossa cultura e justiça social.
A ONG organiza-se através de um Conselho Diretor, colegiado composto por seis (06) Membros, todos Associados por período superior a trezentos e sessenta e cinco (365) dias, eleitos pela Assembléia Geral por maioria absoluta de votos e com mandato de dois (02) anos, podendo, entretanto, ser reeleitos. Existem também os Conselhos Fiscal e Consultivo que completam a forma de gestão da organização.
A PRISMA busca a harmonização de culturas humanas e o meio ambiente, preparando o ser humano para a conservação comunitária, buscando agir seguindo as seguintes diretrizes:
1) Propor Unidades de Conservação, bem como refúgio e reserva da flora e fauna nativas, com especial atenção às ameaçadas de extinção;
2) Estimular e promover a cooperação entre os cidadãos, poder público e as organizações nacionais e internacionais, interessadas na conservação dos recursos naturais;
3) Realizar ou promover o desenvolvimento de pesquisas referentes à preservação e conservação da Natureza;
4) Difundir conhecimentos conservacionistas através de cursos, concursos, publicações, palestras e outros;
5) Firmar convênios, ajustes e acordos, visando à consecução de seus objetivos;
6) Associar pessoas interessadas em trabalhos de natureza ecológica;
7) Praticar e definir métodos cooperativos de produção, defesa ambiental e produtos artesanais;
8) Promover a educação e o desenvolvimento da cultura;
9) Criar e aplicar a marca “PRISMA”, bem imóvel incorpóreo, a eventos ou objetos de valor prático ou simbólico para a melhoria das relações humano-ambientais;
10) Captar recursos para a instalação e manutenção de cursos de caráter cultural humano­ambiental e em educação e artes ambientais, destinados à formação, aperfeiçoamento e especialização de pessoal em experimentos de ensino público e privado;
11) Promover em todo território do Município de Cachoeiras de Macacu, atividades orientadas para a participação comunitária na defesa e melhoria do meio ambiente;
12) Promover parceria com outras entidades preservacionistas;
13) Realizar outras atividades relacionadas com a finalidade institucional;
Dentre as diversas ações da PRISMA, destacamos as seguintes, sempre com o apoio de outras ONG locais e, ocasionalmente, da Prefeitura Municipal de Cachoeiras de Macacu:
Atuação em diversos fóruns de discussão democrática e participativa: Plano Diretor de Cachoeiras de Macacu, comitê da Baia de Guanabara, Consórcio Lagos São João, Agenda 21 de Cachoeiras de Macacu, Formação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Conselho Regional da Organização Civil junto ao Comperj - ConcreComperj, Conselho da Cidade – Concidade.
Panfletagens em eventos culturais e ambientais.
Palestras em Unidades de Ensino e Comunidades.
Elaboração de Jornal Educativo Plínio e o Rio para colaborar na despoluição da Bacia do Rio Macacu.
Participação na implantação de núcleo do Movimento Cidadania Pelas Águas.
Mutirões para limpeza dos rios locais.
Entrevistas em rádios locais.
A partir de 2008 a Diretoria da PRISMA bem como o seu quadro de associados, teve uma incorporação muito importante em suas bases e dentro dos debates e representações nas questões ambientais do Município de Cachoeiras Macacu, quando diante de outros Movimentos Ambientalistas como o ÁGUAS DA TERRA com sede em Japuíba e a Associação Livre do Meio Ambiente – ALMA localizada em Papucaia, realizam uma fusão através da um prima convergente para o seu fortalecimento. As ações destes movimentos que antes estavam isolados hoje se encontram em um fórum descentralizado em formato de rede distribuído pelos distritos do nosso Município.
A PRISMA tem trabalhado na forma de voluntariado, valendo-se das mensalidades e contribuições dos Associados. Com nossas ações educativas, participações em fóruns democráticos e outras formas de atuação pretendemos estimular o desenvolvimento sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário